HISTÓRIA DO COLÉGIO DA POLÍCIA MILITAR DE GOIÁS

Os Colégios da Polícia Militar são uma nova referência em educação no Estado de Goiás, a primeira Unidade foi criada pela Lei nº 8.125 de 18 de julho de 1976 em seu Art. 23, mas só se concretizou em 27 de julho de 1998.

As instalações da Academia de Polícia Militar em Goiânia, provisoriamente, sediaram a então primeira unidade do Colégio da Polícia Militar, que foi ativada pela Portaria nº 0604/98/PM-Gab., de 19 de novembro de 1998, dando início à estrutura de funcionamento a partir de janeiro de 1999, passando então a denominar-se Colégio da Polícia Militar de Goiás – Coronel PM Cícero Bueno Brandão. Sendo o dia 30 de novembro de 1998 a data oficial de sua instalação e posse do Comandante e Diretor, marcando o início de uma nova era para a Polícia Militar de Goiás e para a educação goiana.

Hoje são 26 Unidades distribuídas na capital e no interior do Estado, e Alexânia foi prestigiada com sua primeira unidade no ano de 2018. O CEPMG – 13 de Maio.

Para composição das turmas do CEPMG 13 de Maio é utilizado o critério de sorteio. O regime de ensino aplicado fica a cargo da Secretaria Estadual de Educação, a qual mantem a mesma estrutura pedagógica das demais escolas da rede pública, dispondo de professores e demais servidores concursados, além de policiais militares que cuidam da disciplina dos discentes.

Qualidade total no ensino é o compromisso de todos os funcionários civis e militares deste CEPMG, e com esta visão, busca-se satisfazer os anseios da comunidade, resgatando os ideais de civismo e cidadania que justificam a existência dos Colégios da Polícia Militar no Estado de Goiás.

ESTRUTURA ORGANIZACIONAL DO COLÉGIO DA POLÍCIA MILITAR DE GOIÁS

O Colégio da Polícia Militar de Goiás, é subordinado à Secretaria da Segurança Pública por meio da Polícia Militar do Estado de Goiás, através do Comando de Ensino Policial Militar – CEPM, além da Secretaria Estadual de Educação, conforme termo de cooperação técnico pedagógico celebrado entre si.

O CEPM tem na sua estrutura os seguintes órgãos:

I – Comando e Direção
II – Subcomando e Sub-Direção
III – Divisão Disciplinar do Corpo Discente
IV – Divisão de Ensino:

a) Seção de Coordenação Pedagógica;

1) Subseção de Coordenação de Componente Curricular;
2) Subseção de Projetos e Eventos
3) Laboratório de Ciências da Natureza;
4) Laboratório de Informática;
5) Laboratório de Matemática e Física;
6) Laboratório de Línguas;
7) Subseção de Educação Física e Desportos;
8) Corpo Docente;
9) Corpo Discente;

b) Seção de Recursos Didáticos;
c) Seção da Biblioteca Escolar;
d) Seção de Assistência Psicossocial ao Estudante;

V – Divisão Administrativa;
VI – Seção de Coordenação de Merenda Escolar;
VII – Secretaria Geral;